2016 de esperanças

Passou o Natal, afinal!
Despontou o Ano Novo e aqueles votos e propósitos todos de um ano muito bom ficaram  no ar.
Netos juntos, não quero nada mais. 
                                           (Os 5 meninos, o irmão carregando o caçulinha)


                                    (Os 4 mais velhos)         
Se antes eu disse que não gostava de anos pares, confirmo. Mesmo que 2015, ímpar, não tenha sido dos melhores. A parte boa é que nasceu Augusto, meu sexto neto. Além de mais 2 bisnetos da mamãe: Maya e Clara. E um sobrinho-neto do meu marido, que é como se fosse meu também, Thomás. Nascimento é renovação de vida e foi o contraponto ao nosso sofrimento por estar com mamãe acamada o ano inteiro, sem movimentos, sem comunicação conosco. 
A vida é cheia de inesperados, parece que está tudo determinado, sinto-me como se viver fosse dar murros em ponta de faca.
Mas esse pessimismo não é meu e vou tratar de me aprumar, porque o prejuízo de me entregar à dor fica para mim, somente.
Saber viver de acordo com as circunstâncias é sabedoria. Para cada dia ruim há um bom. Para cada momento ruim há muitos bons. Para cada tristeza, uma alegria. e "dias melhores virão" é o meu mantra. 
A vida não é um mar de rosas e querer que seja é o grande equívoco. 
Acontece que há um tempo onde temos mais ilusão, onde esperamos mais de tudo e de todos, e o tempo em que já entendemos que não é bem assim. 
E resta-nos viver com as desilusões. 
Mamãe está num leito de CTI desde a madrugada do domingo, dia 3. Estado grave, mas que precisa de tempo, para ver se reage à medicação. E o que me dói é saber que ela está sozinha, como que abandonada. Claro que não é assim, claro que é o melhor para ela. Está sedada e entubada, para respirar melhor, visto que os pulmões estão comprometidos. Mas há chance de que se recupere. 
E entendo que a vontade de Deus é soberana, não temos o controle de nada. 
Só nos resta esperar o que for determinado nesse momento, alheio à nossa vontade. 
Deus nos ampare e que esses momentos sejam apenas lembranças, no decorrer de 2016, pois não vamos desanimar. 
Agradeço aos amigos que se preocuparam com minha ausência do Facebook e me enviaram mensagens no whatsApp ou inbox. 

" Uma das razões para a infelicidade, eu acho, vem dessa incapacidade de viver com leveza, de conviver com o fato de que – e esse é um segredo de polichinelo– a vida não tem sentido." (Contardo Calligaris, psicanalista)